top of page

Mulheres no Ciclismo: iniciativa mundial para aumentar a igualdade e a diversidade


Mulheres no Ciclismo (WIC) foi lançado oficialmente em 24 de fevereiro deste ano, com mais de 550 participantes presentes no evento virtual. Três semanas depois, 270 mulheres já haviam ingressado em um Portal de especialização dedicado, onde podem marcar seus conhecimentos com palavras-chave. A ideia é que quem procura mulheres para palestrantes, painéis, especialidades, empregos, lugares em conselhos ou simplesmente para fazer contatos pode ir ao portal e começar a pesquisar. Enquanto isso, mais de 750 mulheres já se juntaram a um Grupo WIC no LinkedIn dedicado.

Essas mulheres representam o ciclismo em áreas como indústria, organizações não governamentais, sociedade civil, setor público e governo, consultorias e mídia. Um grupo de embaixadores de alto perfil inclui Isabella Burczak, Gerente de Defesa e Desenvolvimento da União Cciclística International (UCI).

Uma das mulheres mais influentes no setor de ciclismo , Giant Group Chairperson e fundadora da marca feminina de ciclismo Liv Cycling, Bonnie Tu , falou sobre o lançamento do WIC : “É minha responsabilidade e meu sonho encorajar mais mulheres na indústria do ciclismo e incentive mais mulheres a pedalar ” , disse ela em seu discurso de abertura.

Ela explicou que foi instigada a lançar a marca Liv depois de não conseguir encontrar uma bicicleta adequada e ter que usar camisetas masculinas de ciclismo: “Isso foi injusto e eu estava determinada a mudar esse cenário. Como metade da população mundial, temos o direito de praticar esportes de bicicleta ”, disse Bonnie Tu.

O WIC é uma iniciativa da European Cyclists 'Federation (ECF), Cycling Industries Europe , a agência alemã para todas as coisas relacionadas a bicicletas Velokonzept , os especialistas em mobilidade Mobycom e a Confederação da Indústria Européia de Bicicletas (CONEBI).

O principal objetivo do Mulheres no Ciclismo é aumentar a igualdade e a diversidade no setor do ciclismo. A rede tem uma visão para um setor de ciclismo diversificado e inclusivo que oferece oportunidades iguais e contribui para alcançar todo o potencial do ciclismo.

Lauha Fried, Diretora de Política da Cycling Industries Europe, explica: "A ideia de lançar Mulheres no Ciclismo começou em um evento da indústria onde, em um debate do Café da Manhã para Líderes de Pensamento, a sala estava lotada com homens, mas apenas um punhado de mulheres. A iniciativa surgiu por causa da falta de representação feminina em todas as frentes - nos conselhos da indústria, em cargos de liderança, em painéis, em conferências, no planejamento urbano etc. Ficamos impressionados com a resposta a Mulheres no Ciclismo, que mostrou claramente o quão grande era a necessidade para tal iniciativa ”, disse ela.

Desde o seu lançamento, as mulheres têm usado o portal para propor oportunidades de networking mais amplas e sugerir ideias para workshops, webinars e outros eventos. Lauha Fried disse que ela e os outros membros fundadores se reunirão muito em breve para discutir a governança e os próximos passos a serem dados pelas Mulheres no Ciclismo.

A União Ciclística International (UCI) saúda a iniciativa, que está em linha com o trabalho da Federação Internacional para melhorar as condições para as mulheres - com a introdução de um salário mínimo, número máximo de dias de corrida, seguro de doença, maternidade, seguro de vida , e aumento de prêmios em dinheiro - e aumentar a porcentagem de mulheres na governança do esporte.

A Diretora Geral da UCI, Amina Lanaya, disse: “Como a primeira mulher Diretora Geral da UCI, apóio totalmente a iniciativa Mulheres no Ciclismo. Na UCI, ajustamos nossa Constituição para garantir uma melhor representação das mulheres em nossos órgãos de governo em todo o mundo, e em nossa sede em Aigle, Suíça, agora temos a certificação EDGE para igualdade de gênero no local de trabalho. A mobilização de tantas mulheres sob a iniciativa Mulheres no Ciclismo será um grande suporte para o trabalho que estamos tentando realizar na UCI. ”

A gerente de defesa e desenvolvimento da UCI, Isabella Burczak, acrescentou “A bicicleta é a ferramenta perfeita para promover acessibilidade, diversidade, inclusão e um futuro mais sustentável para todos. Estou, portanto, muito feliz em fazer parte da família do ciclismo para construir uma rede forte e de apoio, garantindo que as mulheres que trabalham na indústria do ciclismo possam alcançar seu potencial máximo. ”

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page