top of page

Centro Mundial de Ciclismo da UCI aposta em Centros Satélites para o crescimento do esporte


Centro Satélite do CMC em Portugal / Divulgação UCI

O Centro Mundial de Ciclismo UCI (CMC) em Aigle, na Suíça, é apoiado por uma rede reforçada de Centros Satélites graças a uma reforma do conceito aprovado pelo Comitê de Gestão da União Ciclística Internacional.


Atualmente, cinco Centros Satélites estão em atuação (Japão, Coréia, África do Sul, Índia e Portugal) e gravitam em torno do CMC, auxiliando no desenvolvimento de atletas, mecânicos e treinadores por meio de programas regionais e atividades educacionais.


No início de junho, o Comitê Gestor da UCI aprovou a expansão da rede de satélites e o estabelecimento de diretrizes mais claras sobre seu papel. As diretrizes ajudarão inicialmente a determinar se uma estrutura de treinamento possui os recursos necessários para ser rotulada como um Centro de Satélites UCI WCC e, em seguida, se pode ser considerado um Satélite Continental ou um Satélite de Desenvolvimento Regional.


As diretrizes - que serão usadas para avaliar os Centros Satélites existentes e candidatos - incluirão áreas como financiamento, estrutura de governança, recursos humanos, instalações, alcance geográfico, foco na disciplina de ciclismo e nível de apoio da Federação Nacional (NF) e Confederação Continental.


A partir de setembro deste ano, o CMI UCI nomeará um novo funcionário que atenderá aos pedidos (já numerosos) para se tornar um Centro Satélite, trabalhar diretamente com cada um deles, monitorar suas atividades, criar uma rede mais forte com trocas dinâmicas de informações, e garantir que eles estejam alinhados com a missão e visão do UCI World Cycling Center.


Os candidatos a satélites deverão preencher um formulário de inscrição que pode ser carregado aqui . O próximo passo para aplicação de interesse serão discussões com um Comitê de Seleção de Satélites. Se frutíferas, essas discussões podem levar a recomendações ao Executivo do Centro Mundial de Ciclismo da UCI e ao Comitê de Gestão da UCI com vistas à possível assinatura de um Memorando de Entendimento.


“Sendo o modelo de satélite um dos meus primeiros mandatos quando comecei no cargo em janeiro de 2022, estou muito feliz que esta reforma tenha sido aprovada pelo Comitê de Gestão da UCI em junho”, disse o diretor do UCI WCC, Jacques Landry.


“Agora seremos capazes de construir uma rede de satélites mais forte e ampla que continuará trabalhando em conjunto com o UCI WCC para aumentar o desenvolvimento de ciclistas, treinadores e mecânicos predominantemente vindos de países emergentes”.


O presidente da UCI, David Lappartient, disse: “Nossos Centros Satélites do CMC são uma parte fundamental do desenvolvimento de nosso esporte em todo o mundo, e nossos satélites existentes fizeram um ótimo trabalho treinando ciclistas, treinadores e mecânicos. Chegou a hora de ampliar nosso alcance global e é por esse motivo que estou muito satisfeito por agora fortalecer e expandir essa rede para oferecer ainda mais oportunidades em todas as regiões do mundo.”

Commentaires


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page