top of page

Campeão brasileiro de MTB XCO sonha com top10 na rodada dupla da Copa do Mundo em Araxá (MG)

  • Foto do escritor: Márcio de Miranda
    Márcio de Miranda
  • há 21 horas
  • 3 min de leitura


Nesta quinta-feira (03) começa a temporada 2025 da Copa do Mundo de Mountain Bike. E o Brasil é o centro das atenções da modalidade recebendo em Araxá, Minas Gerais, as duas primeiras etapas da competição.

Os principais nomes do mountain bike estão no País para a disputa, que é mais do que especial para Ulan Galinki, atleta baiano que compete pela Equipe Caloi Henrique Avancini Racing. Atual campeão brasileiro do Cross Country Olímpico (XCO), Galinski disputará as provas do XCO e XCC (Short Track).

Principal nome do Brasil no MTB na atualidade, Ulan está confiante em conquistar grandes resultados em Araxá. Esse ano ele competiu quatro provas e venceu todas elas no XCO. Ano passado, competindo no Brasil, Ulan conquistou seu primeiro Top 20 em uma prova da Copa do Mundo. Seu objetivo em 2025 agora é ainda maior.

"A temporada de 2025 começou de forma bem especial para mim. É uma grande honra poder representar o Brasil e carregar a bandeira de campeão brasileiro no peito. Eu sabia que isso traria uma responsabilidade e uma pressão a mais, porém estou muito feliz pelas conquistas até aqui. Foram quatro vitórias em quatro provas de XCO disputadas nesse ano, com a última sendo na clássica e muito importante Copa Internacional de Araxá, prova World Class que ocorreu no mesmo circuito da Copa do Mundo, com atletas de nível internacional. Sem dúvida a Copa do Mundo é o principal objetivo nesse primeiro semestre e é um grande privilégio poder competir duas etapas dessa competição em casa, no Brasil. Toda a minha preparação até então foi feita para esses dois próximos finais de semana e estou muito feliz com o que a gente construiu até então. Acredito que estou pronto para conquistar meu melhor resultado em etapas de Copa do Mundo, que é estar entre os 10 melhores atletas do planeta", diz Ulan, que acredita que a disputa será bem acirrada no Brasil por ser a primeira prova da Copa do Mundo em 2025.


"A primeira etapa da Copa do Mundo sempre traz uma expectativa e um misto de sensações diferentes para todos os atletas. É o momento nde se testar pela primeira vez no mais alto nível mundial, ver como é que foi a pré-temporada, como é que tem sido o trabalho dos principais atletas do mundo até então. E isso traz um misto de emoções diferentes e diria que é a prova mais aberta do calendário mundial, por ser a primeira. É muito difícil apontar um favorito, sempre tem surpresas e eu espero ser uma dessas surpresas positivas na temporada 2025".

Sobre competir no Brasil, Ulan acredita que o calor do torcedor brasileiro é diferente. E competir “em casa” é algo que dá uma energia extra para esse ciclista baiano que recebe carinho por onde passa no território nacional.

"Sou muito grato por toda a energia e torcida que eu recebo do povo brasileiro. Já pude sentir um pouco de toda essa energia, de toda essa emoção na semana passada, na Copa Internacional, aqui em Araxá. Me recordo muito bem de como foram especiais também as duas etapas da Copas do Mundo no ano passado (etapas em Mairiporã-SP e Araxá-MG). Eu realmente me sento muito privilegiado em poder representar o meu país, esse sempre foi um grande sonho de criança e eu assumo essa missão com o coração aberto. Vou entregar esse mesmo coração para representar todo o povo brasileiro da melhor forma", finaliza o ciclista da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing.

 
 
 

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

cannondale
bottom of page