top of page

70.3 Rio de Janeiro: Bolívia participará com uma das maiores delegações


70.3 Rio de Janeiro (Fábio Falconi/Unlimited Sports)

Em uma etapa repleta de atrações, o Itaú BBA Ironman 70.3 Rio de Janeiro, que ocorrerá neste domingo, dia 23, apresentará um destaque inédito e que confirma a importância da competição não só para o país, mas como para toda a América Latina. Trata-se da presença de 23 atletas da Bolívia, a quinta maior delegação na prova, que buscam incentivar a prática esportiva em seu país e aproveitar as belezas da Cidade Maravilhosa. Vale destacar que a disputa reunirá 1800 triatletas de 39 países, recorde na história da etapa.


O grupo mesclará atletas com vários anos de experiência no esporte com outros que estrearão na distância. Além da parte competitiva, eles escolheram o Rio de Janeiro por ser um destino que apresenta inúmeros pontos positivos. São eles os cenários impressionantes, como as praias de Copacabana e Ipanema, as vistas icônicas, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, e uma hospitalidade local que cria um ambiente motivador para os atletas. Além disso, é uma excelente localização para desfrutar em família.


“O triatlo na Bolívia está crescendo, com eventos organizados pela Atletar e o conhecido Ironcamba. Embora o número de bolivianos que praticam triatlo não seja massivo, o nível competitivo é alto. A Bolívia conta com representantes que já participaram em campeonatos mundiais do Ironman 70.3 e nos prestigiados mundiais de Kona e Nice”, destaca Marlen Lorberg, uma das coordenadoras do grupo e que também é aluna do triatleta brasileiro Fellipe Santos.


Fellipe, aliás, está entusiasmado com a vinda dos bolivianos. “Não há nenhuma prova da bandeira Ironman na Bolívia, portanto eu enxergo essa possibilidade de eles competirem aqui no Brasil muito válida! Além disso, é um intercâmbio cultural incrível, conhecer pessoas de outra nacionalidades, dividir a mesma paixão e ainda mostrar nosso país”, ressalta. “Estou ansioso para ter eles aqui com a gente e não vejo a hora de poder desfrutar da Cidade Maravilhosa com cada um”, completa o triatleta, que venceu o 70.3 Florianópolis deste ano e foi o melhor amador no Itaú BBA Ironman Brasil.


Entre os destaques bolivianos estão Rodrigo Blanco, que começou sua jornada no triatlo em 2020 com duatlos e, desde então, completou vários triatlos, incluindo seu primeiro 70.3 em 2021; Valeria Mustafa, uma triatleta com nove anos de experiência e que estreou no Ironman 70.3 de Miami em 2015; María René Arias, com 11 anos no triatlo e tendo participado de seu primeiro Ironman 70.3 em 2014; Diego Méndez, que começou a praticar triatlo há quatro anos; Sergio Kukoc, triatleta desde 2020, dedicou aproximadamente 20 horas semanais durante cinco meses para se preparar; Arturo Monroy, com quase um ano e meio no triatlo, estreará no Ironman 70.3; além da própria Marlen Lorberg, que pratica triatlo há três anos.



Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page