Campeão encabeça a lista de estrangeiros na Copa América de Downhill 4X 2019
Além de contar com os melhores pilotos brasileiros na atualidade, a Copa América de Downhill 4X 2019 terá a presença de representantes de outros quatro países. Chile, Argentina, Peru e Equador são as nações confirmadas, todas na chave masculina, na edição deste ano, programada para o período de 18 a 20 de janeiro, no Ski Mountain Park, em São Roque (SP). O chileno Enrique Genova, campeão em 2015, encabeçará a lista de estrangeiros na prova, todos tentando surpreender os brasileiros. O evento terá transmissão da prova final para todo o país no domingo (20), a partir das 9h15, dentro do Esporte Espetacular.
A programação oficial prevê para a sexta-feira, 18, a partir das 13h, a entrega de kits e placas de identificação e os treinos livres. No sábado, dia 19, serão duas tomadas de tempo (descidas individuais), uma pela manhã e outra de tarde, e os 24 melhores passarão para o domingo, juntando-se aos oito convidados. Já o feminino passará 12 atletas para o domingo, ao lado das quatro melhores de 2018.
Genova, de 31 anos, já é bem conhecido do público brasileiro com diversas participações na Copa América. Em seu currículo ainda fazem parte o bicampeonato no Mundial de Bicicross, as quatro vezes vice-campeão do Panamericano de Four Cross e o segundo lugar no Valparaiso Cerro Abajo. Outra atração chilena será Marcelo Bruno Lavgnino Molinari de 22 anos, campeão da classificação para o RedBull Rampage e da classificação para Pump Track World Championship. Vale lembrar que o Chile venceu duas edições, em 2005 e 2015.
Mais dois pilotos conhecidos e com passagem no evento estão confirmados. Serão o equatoriano Mario Jarrin, de 34 anos, campeão Panamericano de 4X, e o argentino Cesar Schneider, de 39 anos. O estreante no evento será Bruno Montes, do Peru, de 20 anos, bicampeão nacional de Downhill, bronze no Panamericano de 2016, e top 15 e melhor peruano no Panamericano 2018.