Bicultura integra o mês da bicicleta no Rio de Janeiro
De 8 a 10 de junho de 2018 o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro recebe o Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo. O evento é uma das atividades do mês da bicicleta na cidade, que sedia ainda a Velo-city 2018 entre os dia 12 e 15 de junho, a maior conferência de mobilidade por urbana do mundo. Entre os convidados estão Ricardo Martins, ciclista carioca que cruza o mundo em uma bicicleta de bambu, e Clarisse Linke, diretora do ITDP Brasil - Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento.
- Em um momento em que o Rio respira bicicletas e recebe uma série de eventos ligados a elas, não poderíamos deixar de ter aqui o Bicicultura. O Encontro é a expressão máxima do que se tem feito pela mobilidade por bicicletas no país -, afirma Zé Lobo, Diretor da ONG Transporte Ativo e realizador do evento.
O Bicicultura é um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e promover a cultura da bicicleta como meio de transporte nas cidades brasileiras. Trata-se, antes de mais nada, de um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas, entusiastas e interessados e tem como objetivo promover o uso da bicicleta em todas as suas vertentes: cultural, social, política, artística, econômica e ambiental.
O Bicicultura é uma realização da União de Ciclistas do Brasil (UCB) e, a cada edição, conta com o apoio de instituições e coletivos locais para a sua produção, no Rio capitaneadas pela Transporte Ativo e Bicifeira.
SERVIÇO
Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo
Data: 8 a 10 de junho de 2018
Local: Museu do Amanhã – Rio de Janeiro