Giro 100: Nibali vence, entra na briga pela Maglia Rosa e Dumolain tem dor de barriga
Após o dia de descanso, o Giro de Itália entrou na sua semana decisiva. E o que todos esperavam aconteceu, o italiano Vicenzo Nibali (Bahrein-Merida) atacou na subida, desceu de maneira frenética e buscou o espanhol Mikel Landa (Team Sky). Que estava com um pouco mais de dois minutos de vantagem para o grupo perseguidor. O colombiano Nairo Quintana também vinha no mesmo grupo do Nibali, mas preferiu não arriscar, quando o italiano disparou na subida.
Curta o Planeta da Bike no Facebook.
- É a vitória de um piloto completo. Eu tinha que ser sólido do início ao fim em uma etapa longa e difícil. Sabia que seria muito difícil vencer hoje. Estou muito feliz por vencer com a ajuda da equipe. Cheguei muito cansado. Consegui diminuir o tempo para o Dumoulin na Geral. Ainda existem estágios muito difíceis de lidar, mas Dumoulin tem o contra-relógio a seu favor em Milão -, disse Nibali na coletiva após a corrida.
Na última subida do dia, o holandês Tom Dumolain, atual líder da competição, foi forçado a parar por causa de uma diarreia. Ele desceu da bike, tirou a roupa e saiu da estrada para resolver o problema intestinal
Mesmo com a parada repentina do holandês, nada mudou na classificação geral. Dumolain perdeu muito tempo e segue líder com apenas 31 segundos de vantagem para Nairo. Nibali vem logo atrás com 01m12s de diferença para o líder.
Dumolain se explicou após a prova: - Tive que fazer uma pausa para uma necessidade física. Comecei a me sentir mal na descida do Stelvio. Voltando para bike, decidi lutar e tirar conclusões após a chegada. Ainda estou com a Maglia Rosa, mas estou muito decepcionado -, finalizou.
Resultado da etapa
1 - Vincenzo Nibali - TBM - 6h 24:22
2 - Mikel Landa - SKY
3 - Nairo Quintana MOV
Classificação geral
1 - Tom Dumoulin (Hol / Sunweb) 70h14m48s
2 - Nairo Quintana (Col / Movistar) - + 00:31
3 - Vincenzo Nibali (Ita / Bharein - Merida) - + 01:12