Henrique Avancini e Letícia Cândido são campeões da Maratona Internacional Estrada Real de MTB
A primeira edição da Maratona Internacional Estrada Real de Mountain Bike teve casa cheia, 800 ciclistas esgotaram as vagas uma semana antes da prova, realizada no último domingo em Ouro Branco, em Minas Gerais.
A elite do mountain bike brasileiro marcou presença em busca de pontos no ranking União Ciclística Internacional (UCI), de Classe 3, além de pontuação válida pelo ranking brasileiro e ranking mineiro. O atual campeão brasileiro e vice-campeão Pan-americano Henrique Avancini largou com o número um e confirmou o favoritismo:
- Estou muito feliz com a vitória. O evento já mostrou uma estrutura muito sólida na sua estreia -, comenta Henrique Avancini, que disputa o circuito mundial pela equipe Cannondale Factory Racing.
- Venho de um período de recuperação depois que fraturei o dedo no Campeonato Pan-americano de MTB e fiquei uns dias parado. A corrida na Super Elite foi bastante interessante e agitada, com muitas movimentações no começo da prova, o percurso tinha praticamente uma subida muito longa do início, em seguida um trecho de trilha, depois uma longa parte de subidas e descidas íngremes e curtas, sendo a parte final mais veloz, com falsos planos -, acrescenta o ciclista fluminense que atacou por volta do km 30 da prova e chegou sozinho para vencer com o tempo de 2h25m14s para completar os 66km de distância com mais de 2.226 metros de altimetria acumulada.
O pódio da Super Elite foi composto por Guilherme Muller (Sense Bike) na segunda colocação ao superar no sprint Hugo Prado Neto (Cannondale/OCE), em terceiro, Lukas Kaufmann, em quarto, com o ciclista olímpico Rubens Valeriano (Sense Bike) completando o pódio dos cinco primeiros colocados.
No feminino, a ciclista local Letícia Cândido (TSW Racing Team) fez as honras da casa para assegurar o título da primeira edição da Maratona Internacional Estrada Real de MTB.
- Minha prova foi bem consistente, andei forte do início ao fim para ir em busca do título representar da melhor forma minha cidade. O local do evento foi perfeito, trazendo o público para prestigiar a prova. A organização acomodou muito bem a todos os atletas e visitantes -, comenta Letícia que completou o percurso em 3h5m48s.
Os atletas percorreram as melhores trilhas da "Rota do Ouro", como ficou conhecido os caminhos na Estrada Real usados para escoar a produção de ouro na época do Brasil-Colônia. A Maratona Internacional Estrada Real de MTB 2017 também foi disputada no percurso reduzido de 40 quilômetros e 1.386m de altimetria, porém não menos desafiador.
A organização da Avelar Sports preparou um evento para ficar marcado na história da cidade e dos participantes, já de olho na próxima edição: - Com o sucesso do evento já pleiteamos subir de classe na UCI, para distribuir mais pontos no ranking mundial e consolidar Ouro Branco como um destino internacional para toda comunidade do mountain bike -, afirma Avelar.
- Tivemos a cobertura da imprensa com dois helicópteros para assegurar que os acompanhantes pudessem assistir os melhores momentos da competições -, concluiu Avelar que prepara-se para realizar a primeira edição do XCO Internacional da Estrada Real, no dia 2 de julho, em Santana dos Montes, Minas Gerais.
Resultados
Super Elite Masculina
1 - Henrique Avancini - 2:25:14 2 - Guilherme Muller - 2:26:06 3 - Hugo Prado Neto - 2:26:06
Super Elite Feminino
1- Letícia Cândido - 3:05:48 2 - Sofia Subtil - 3:16:16 3 - Eliane de Souza Resende - 3:24:23
Promoção cultural Planeta da Bike e Top Caps
O Planeta da Bike se juntou a Top Caps tampas de caixa de direção personalizadas para deixar a sua bike mais estilosa com a nossa marca.
A promoção cultural começa hoje, para participar é muito fácil, basta enviar uma frase para o e-mail: contato@planetadabike.com, até domingo, dia 08/05, às 23:59h, dizendo o que representa andar de bike para você. O resultado com os vencedores será divulgado no dia seguinte.