Dra. Christiane Prado recomenda o ciclismo para ajudar na prevenção e na recuperação dos problemas d
2017 já chegou, nem adianta dizer que não viu. E você? Já começõu a se cuidar (resolução de ano novo bem comum...)?
Gostar e falar de bike não faz tão bem à sua saúde e à sua mente como realmente subir na magrela e sair por aí. Passeando ou treinando o importante é sentir o vento no rosto (coisa que nesse verão está bem rara) e a sensação de liberdade.
Mas é preciso se cuidar além de pedalar. Sabemos que o sedentarismo é mais deletério do que a prática de atividade física sem supervisão; mas vamos lá... Se você quer mesmo se cuidar em 2017, tem que fazer direito! De forma integral! (a comparação é do tipo: posso comprar um di2, mas vou pegar o 105 por é o que está aqui na mão....)
Quando recebo pacientes sem problemas de saúde no consultório, que buscam um médico clínico para acompanhá-los e fornecer orientações sobre seus exercícios e nutrição eu que me realizo! Posso realmente fazer a medicina preventiva.
Mas esse não é o padrão....
Infelizmente a maioria de nós tem algum problema de saúde, como pressão alta, obesidade, diabetes, câncer, dores articulares, esclerose múltipla e tantas outras mazelas do corpo e da mente. E exatamente nós que mais precisamos de acompanhamento e cuidado, tanto no esporte como para nossa saúde.
O esporte pode mesmo nos mudar. Eu sou uma dessas doentes do “nós”, que iniciou uma vida de novos planos, alegres e promissores por conta de uma bike, abandonando a postura de aceitação de que era uma doente. A tal realização do vento no rosto e da sensação de liberdade é sem igual. Retomei as redias de minha vida, procurei orientação de médicos e treinadores e aqui estou eu... Sete anos após ter iniciado no esporte, comemorando vitórias e realizações. Repleta de novos amigos, acumulando histórias de alegrias e tombos (bike é certamente o esporte mais perigoso do mundo), mas definitivamente posso dizer que é tão parte de minha vida que decidi passar a orientar as pessoas: como atleta e como médica!
E você?
Será mesmo que vale só ficar falando de bike ou ficar pedalando e pedalando sem saber como anda sua saúde?
Proponho o seguinte:
Aproveite 2017 para investir em você! Garanto que não haverá melhor retorno no mercado. Ignore o que você acha ser suas limitações, procure especialistas sobre esporte e se informe: vai descobrir que basicamente todos os males são atenuados com a prática de exercícios físicos.
Dra. Christiane Prado é fundadora da Esclerose Multipla EM Movimento e estudou Medicina do Esporte na Universidade Veiga de Almeida, além de ser triatleta e ciclista.