UCI divulga guia para o tráfego de veículos motorizados em corridas
A União Ciclística Internacional (UCI) divulgou as diretrizes para o tráfego de veículos motorizados em corridas. A publicação é destinadas a todos os motoristas de veículos que participam de provas de estrada.
O documento tem o objetivo de melhorar a segurança dos ciclistas nas corridas. Ele foi montado após vários meses de trabalho e de consultar peritos. Estas orientações contam com o apoio do grupo de trabalho Segurança e Regulamentação Técnica, composto pela UCI, os Cyclistes Professionnels Associés (CPA), a Associação Internacional de Grupos Ciclistas Profissionais (AIGCP) e a Associação Internacional de Organismos de Cursos Ciclistas (AIOCC), representando os pilotos, equipes e organizadores.
O guia está apenas disponível em francês e inglês, e composto por textos, diagramas explicativos que ditam as diretrizes para a circulação de veículos no comboio, ou seja, a zona entre o veículo principal e o carro - vassoura.
Ele abrange a preparação de corrida, tráfego na corrida, medidas especiais para motos, o que fazer em caso de acidente e o contra-relógio. Além de enfatizar as regras de conduta a serem seguidas ao volante de um veículo (bom senso, concentração, respeito e clareza ao tomar uma decisão, por exemplo quando se considera ultrapassar).
Em 2016, a UCI estabeleceu novas regras mais estritas para quem conduz um veículo em uma corrida. Cada condutor, deve ter uma licença UCI emitida por uma Federação Nacional, não deve apenas respeitar o Regulamento UCI, mas também, a partir de agora, as diretivas do Guia.
Desde 2013, a UCI organiza cursos de formação de pilotos antes dos eventos do UCI WorldTour. Este ano, os cursos começaram no Santos Tour Down Under e no Cadel Evans Great Ocean Road Race, ambos na Austrália. Eles continuarão durante toda a temporada. As datas e as inscrição para os cursos serão divulgadas em breve. O guia pode ser acessado aqui.